segunda-feira, 18 de junho de 2012

Assembleia, o meu resumo.

-Orçamento sem dividas bancárias, mas com custos financeiros por um emprestimo da SAD ao clube. Mais uma vez digo: a avaliação do Estadio, na passagem para a SAD, foi baixa. O clube podia estar neste momento com dividas zero...bancarias e "não bancárias".


- Orçamento com lucro, aprovado por uma maioria....curta;

- Sócios que aprovaram o orçamento foram insultados pela minoria que quer o poder pelo insulto, pelo assobio e pela violência. Sim...assim que acabou a  votação a bancada em peso gritou: CHULOS! CHULOS! CHULOS! CHULOS!  Ou seja, não respeitam quem tem opinião diferente.


- Todos puderam falar livremente e ninguém foi intimidado fisicamente. Os relatos que a equipa de boxe estava lá para impedir as pessoas de criticarem o vieira, são falsos. Estiveram sim e inclusivamente qd abordados por um dos sócios que estavam no topo da bancada, (de cap na cabeça, que o sol era forte dentro do pavilhão) informaram que não estavam ali para impedir ninguém de falar, que estivessem à vontade e falassem livremente. Conversa informal, na boa, de aperto de mão, só faltaram os beijinhos.  Tal como a claque (perdão pela palavra), não intimidou ninguém fisicamente.
Até a mesa da assembleia alargou (e muito) o tempo de antena de casa sócio,  de maneira a não ser acusada de silenciar a oposição.


- Cada sócio pró-vieira, foi constantemente interrompido com insultos  pelos sócios da bancada.


- Curiosa a reação de fúria da bancada qd um sócio disse as palavras :"lideres da claque". Supostamente não há lideres e tb não há claque. Já parecem os tripeiros com as palavras "apito dourado" ou "escutas do youtube", indignam-se, ripostam, saem de estúdios de televisão enfurecidos. Há sempre lideres....até na anarquia. O que já se percebeu é que não querem publicidade e "atacam" ferozmente quem a faça. Ok, enganem-se os tolos.


- Querem fazer oposição? Aprendam com o sócio Tiago Pinto que bateu em todos os pontos quentes que pululam na blogosfera. Com um discurso estruturado, educado, afirmativo e sagaz, sacou aplausos a todos os quadrantes principalmente qd abordou 3 temas: 

  1. ter prometido revelar se renovava com a OliveiraTV até Fevereiro e passados 3 meses ainda não o ter revelado; 
  2. o apoio a Fernando Gomes e o silencio esta época em relação às arbitragens; 
  3. Dirigentes da estrutura do futebol que não são benfiquistas (ex: Carraça e Jorge Gomes)
- A segunda melhor intervenção veio de uma autentica surpresa: Paulo Parreira!! No inicio todos a rirem, mas no fim aplaudido de pé. Com uma mensagem muito simples, mas do coração: para ganhar Vieira tem de unir os benfiquistas, inclusivé a claque (perdão pela palavra). para isso tem de ouvir os benfiquistas. E o que querem os benfiquistas? 
  1. Cortar com a SportGamanço (palavra dele :) )
  2. Pressionar sempre que formos gamados
  3. GANHAR!  GANHAR!  GANHAR!  (a maior ovação)
Isto claro no seu melhor estilo. :)

Dou-vos um excerto delicioso:
Paulo Parreira para o Vieira: "Presidente, eu tenho um filho de 4 anos, assim deste tamanhinho. E todas as semanas ele me pergunta: Pai ganhámos? E eu respondo: Ganhámos, claro! e penso para mim ganhámos o caraças..... Presidente eu ando a mentir ao meu filho!!!! Pelo Benfica!! Nós queremos é GANHAR!!! Ganhar!!!"

-Veiga, Figueiredo, Bruno Carvalho,  preferem confrontar a direcção através da imprensa, do que numa assembleia. Pelo menos o Rui Gomes da Silva enfrentou o Vale numa assembleia. Como diria um sócio: Notáveis somos nós que aqui estamos e votamos.

- Vieira não responde a nenhum dos assuntos abordados. Mal, muito mal. Se achava que os assuntos não podiam ser discutidos em publico pq poderia prejudicar o clube, dizia e pedia um voto de confiança até às eleições. Bem me lembro do que se dizia de Hermínio Loureiro qd Vieira o apoiou. E entendo que, se estão a negociar as transmissões, o silencio deve imperar. Mas porra.....que explique isso ou então responda.

-Foi dada por encerrada a assembleia.

-Sairam vários sócios, inclusivé o DSO.

-A claque (perdão pela palavra) começa a cantar "Onde está o Vieira!"

-Vieira volta atrás e fala aos sócios q não sairam. Nervoso e perturbado pelo clima e insultos, obvio que não ia sair uma mensagem positiva. Esteve mal. Vou preferir pensar que aquilo já não era  a assembleia, mas sim um bate-boca privado. 

PS: Estamos claramente em eleições, mas para já só há taticas de guerrilha. Estas vão ser umas eleições à Benfica!!! :)


6 comentários:

  1. muito obrigado pela referência à minha intervenção.

    efectivamente apenas com educação podemos fazer ouvir-nos.

    cumprimentos,
    tiago pinto

    ResponderEliminar
  2. Existiram intervenções de malta mais jovem para além do Tiago,e do que me recordo até me pareceu que um deles se referiu como sendo também pertencente a esse grupo de adeptos portanto também se "publicitaram"..
    Sim aqueles seguranças estavam mesmo com um ar da anjinhos..deu um ar bonito à coisa!
    Atão mas o nosso presidente alguma vez disse algo de jeito???Só se for lido ou bem decorado..senão lá coramos nós mais uma vez de vergonha..
    Muitas caras que vi na assembleia estavam também em Loures e Almeirim,a do presidente que destruiu o Alverca curiosamente não..

    De Todos Um

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca usam a palavra claque e nunca assumem que têm lideres. são palavras tabu.

      e tu vais pelo mesmo caminho com o teu "grupo de adeptos". Como queiras....

      Já os tripeiros tb têm palavras tabu: Benfica, Glorioso.

      A cara dos seguranças é igual à cara de algumas pessoas que estavam na bancada. Com uma diferença, os seguranças não insultaram nem interromperam ninguém.

      Saudações,

      Eliminar
  3. Pelo menos líderes noutras claques sempre vi e nesta nos vinte anos que tem nunca vi nenhum...é essa a minha ideia..
    Claque acho que pressupõe hoje em dia uma catrefada de coisas sem jeito a que pomposamente dão o nome de Legalização.
    Havia outra diferença...os da bancada creio que são sócios do BENFICA..só um pormenor..e vi por lá alguns 20 e 50 votos.
    Vieira é ridículo e malta mais radical cai no exagero,não concordo mas olhei para aquela mesa de gente que nos dirige em regime de part time e nada de bom me parece que advenha dali..

    De Todos Um!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente são bem mais discretos, mas acho q o Gonçalo ainda chegou a dar entrevistas.

      http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1067743&especial=Claques%20e%20viol%EAncia&seccao=DESPORTO

      eu escrevi:"pelos sócios da bancada." eu nunca disse q na bancada n eram sócios. E sim tb vi votos de 20 e 50 no meio da bancada.

      Abraço,

      Eliminar