sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mais um no good side of the force

É esta a mensagem que tem de ser passada. É pela tecnologia que se deve fazer uma bandeira. Lobby no governo, na opinião publica, já que a UEFA só vai mudar pela pressão externa:publico e consequentemente patrocinadores.

"O tema é recorrente. A tecnologia pode ajudar o futebol? Arsène Wenger não tem dúvidas: «sim». O treinador do Arsenal pede às autoridades do futebol inglês que encarem seriamente esta possibilidade. «Principalmente para diminuir os erros da arbitragem».

«O fim-de-semana passado foi muito, muito mau. As autoridades têm de se sentar e perceber como podemos melhorar.» Wenger referia-se, implicitamente, aos dois golos erradamente validados ao Chelsea frente ao Wigan e a uma grande penalidade não assinalada a favor do Manchester United contra o Wigan também.

«O vídeo vai ajudar os árbitros e não questiona a sua autoridade. Vai dar-lhes mais credibilidade, mais autoridade e menos erros. Precisamos de repetições vídeo imediatas a pedido do árbitro.»

«O futebol é o desporto mais conservador do mundo. Não acho que os árbitros sejam maus. Mas o jogo é muito rápido e é impossível a um ser humano ver tudo, por muito competente que seja», referiu Arsène Wenger." link

5 comentários:

  1. Perfeitamente de acordo. Provavelmente não apenas "a pedido do árbitro"... talvez algo como cada equipa ter direito a pedido de análise de 2 situações por jogo. Ou definir situações tipo - bola na linha de golo; penalties; foras de jogo - que sejam analisadas desta forma após a conclusão da jogada e validadas ou invalidadas. Retirar a subjectividade sem retirar a autoridade que o árbitro deve manter.

    ResponderEliminar
  2. Claro que tem de ser implementado. Mas não é com as realizações de TV actuais que se vai lá! Nem com os árbitros porque na dúvida podem sempre escolher o que mais lhes convém!

    ResponderEliminar
  3. foras de jogo e bolas a ultrapassar linhas (laterais ou de golo) pode ser feito de uma forma realtime, ou seja, na hora , no momento, sem qq demora ou intervenção do arbitro.

    Nos penalties, temos duas situações diferentes: os marcados pelo arbitro e os não marcados pelo arbitro. Os marcados poderiam recorrer ao video arbitro pq o jogo já está parado e normalmente demora-se sempre um ou dois minutos até à marcação do mesmo. Os não marcados é que são mais problemáticos, a principal arma de arremeço que o sistema tem usado, é que o jogo não pode parar. Ou daria estes de barato, o video só entrava qd o jogo já estivesse parado: penalties marcados, livres directos com formação da barreira, cartões amarelos e cartões vermelhos.

    Outra coisa boa as comunicações do arbitro e auxiliares ficarem gravadas, apos cada falta ele deveria relatar o que apitou e essa gravação deveria ser o relatório do jogo.

    ResponderEliminar
  4. Vai tirar a emoção de um jogo de paixões... A minha preocupação nao sao os árbitros errarem... os erros é que sao sistemáticos e sempre em prejuízo dos mesmos... deixando evidente uma viciação do jogo. Apesar disto sou totalmente contra as tecnologias...o futebol deve ser puro e igual em todo o lado. Árbitros profissionais e responsabilizados...

    ResponderEliminar
  5. arbitros profissionais e responsabilizados....isso é tudo treta. só critérios objectivos é que mudam o estado actual da corrupção no futebol. Que venham as tecnologias.

    ResponderEliminar