sexta-feira, 1 de março de 2013

O negocio da Liga Inglesa, visto do outro lado da barricada

Retirado de um Blog da Estrunfalhada. (Mas este tem nivel) :)

Será verdade? O Miguel costuma estar bem informado....

"O golpe no baú!
O SL Benfica conseguiu os direitos de transmissão exclusiva da Premier League para as próxima temporadas e vai ter o direito de exibir no seu canal de televisão todos os jogos que se possam ver em território português da competição nacional mais vista do planeta.

Como é possível que um clube de futebol consiga um contrato deste nível pelo qual empresas em todo o Mundo pagam fortunas, a começar pela própria Sky no Reino Unido (seguido do Canal Plus em França e Espanha)? Simples, com a ajuda dos amigos da Portugal Telecom, essa empresa que apesar de já não ser detida pelo governo, ou seja, por todos os portugueses, continua a comportar-se no mercado como se tal fosse certo (porque tem as costas muito bem cobertas)!

O negócio é simples de entender. Um esquema muito bem montado que permite à empresa de telecomunicações e ao clube eliminarem de um só golpe dois rivais dos últimos anos: ZON e Joaquim Oliveira.

A PT nunca esteve de boas relações com Joaquim Oliveira o seu império Controlinveste e durante os últimos anos ambas as empresas travaram uma luta surda nos corredores do poder. O império mediático montado por Oliveira foi-se desfazendo à medida que começavam a aparecer novos jogadores, nomeadamente o dinheiro que vinha de Angola, e que ajudou a safar a PT de muitos problemas quando a crise apertou. Esse dinheiro, coordenado pela família do actual presidente angolano e coordenado pela filha, serviu para adquirir títulos de imprensa e entrar no accionariado da PT.

Por outro lado, a plataforma detida pela Portugal Telecom leva vários anos de luta contra a ZON, depois de que ambas as empresas se tivessem separado, pouco amigavelmente, e seguido o seu caminho de forma distante. A BenficaTV optou por aparecer apenas na Meo, ligando-se intimamente à PT na sua influência de poder, no que foi um primeiro golpe para a Zon. Mas não o último.
A primeira ameaça ao poder da SportTv e da Zon chegou com a ideia de Pais do Amaral em criar um canal alternativo de desporto em Portugal na plataforma Meo. Pais do Amaral tinha adquirido os direitos para os próximos três anos da liga espanhola e sondou o Benfica para vender-lhe os seus 15 jogos em casa mas no final não conseguiu juntar dinheiro e meios para avançar e a SportTv apareceu à última da hora com dinheiro exigido pela Mediapro (empresa que gere os direitos do futebol em Espanha) e manteve esse trunfo na manga. Tinham abortado o plano inicial da PT mas não poderiam fazê-lo com o alternativo.



A PT entrou em força na própria SporTv, adquirindo 25% da empresa (os outros 25% são da ZON e 50% pertencem à empresa detida por Joaquim Oliveira). Foi uma forma de ganhar sem perder. Não só garantia para si parte importante dos lucros da empresa como apaziguava Oliveira em relação à jogada que preparavam. Membros influentes ligados à PT serviram de intermediários na negociação entre a direcção da Premier League e a BenficaTV, garantindo aos ingleses que não só serviam de fiadores como davam a cara pela gestão dos direitos da competição face às dúvidas iniciais dos ingleses em ter a sua competição num canal de um só clube.

O que conseguem com isto?
Em primeiro lugar tiram uma das máximas jóias da SportTV.
Para LF Vieira (que agora conta com a ajuda e os contactos importantes de José Eduardo Moniz no meio audiovisual) é um golpe que sabe particularmente bem depois da guerra aberta com Oliveira nos últimos anos, com choradinhos à mistura, que estavam por detrás da criação da BTV, do seu posicionamento na Meo e na compra dos direitos da liga brasileira, por exemplo.
Em segundo lugar dão um golpe muito sério à ZON, obrigando a todos os que queiram seguir a competição a mudar-se para a Meo, independentemente do clube que apoiem. É o primeiro passo para acabar progressivamente com o rival directo nas plataformas audiovisuais. Para isso contam com o apoio do Estado - que ainda detém uma golden-share na companhia e uma influência tremenda - e do dinheiro angolano que lhes permite este golpe tão ousado sem temer perdas financeiros nos primeiros dois anos.

Por fim abrem a porta a transformar a BenficaTV no canal que Pais do Amaral quis criar, um concorrente desportivo real à SportTV. A Premier League é apenas o 1º passo. Seguem-se os jogos em casa do Benfica, a eventual compra dos direitos da Taça da Liga/Taça de Portugal, alguma que outra competição nacional europeia e talvez um ataque mais directo às provas da UEFA, nomeadamente nos jogos que actualmente dão em sinal aberto por um dos 4 canais generalistas que começam a perceber que não têm pernas nem fundos para suportar os preços exigidos pela UEFA. Se a isso juntarem outros desportos, o plano da PT e dos dirigentes do Benfica é ter um canal multi-desportivo de projecção para os próximos dois anos. Precisamente quando acaba o contrato da liga espanhola e da Champions League, à qual planeiam optar com uma oferta muito mais alta que a que possa fazer a SportTV. Nada é deixado ao acaso.

Essa realidade permite ao Benfica não só aumentar o número de subscritores ao seu canal como também o aumento das receitas em publicidade. E é também o primeiro e inevitável passo antes de passar o canal ao serviço fechado, garantindo então um lucro muito superior em subscrições exclusivas da plataforma Meo.



Com essa jogada não só esperam ir esvaziando de conteúdo e assinantes a SportTV - com quem têm mantido uma forte rivalidade e que actualmente não tem potencial financeiro para competir, e que depende cada vez mais do dinheiro angolano que também está na PT - como criar uma receita paralela e sem precedentes num clube de futebol.

A operação terá custado cerca de 15 milhões de euros e para isso o clube pediu um novo empréstimo obrigacionista no valor de 80 milhões, metade para pagar um empréstimo que vence agora e o resto para investir em força no novo canal. A PT funcionará como fiador, garantindo que o projecto tem pernas para andar porque é do seu especial interesse que a Meo crie uma plataforma desportiva alternativa sólida à da Zon. Porque se muitos portistas e sportinguistas podem passar para a Meo para verem os jogos da Premier, com o passar do tempo o objectivo é esvaziar a SportTv de assinantes à medida que a sua oferta vá diminuindo. O aumento da transmissão de jogos via streaming online pode permitir aos adeptos de muitos clubes simplesmente cancelar o contrato com a SportTv se a oferta baixar significativamente e só com isso a PT e o Benfica conseguem uma vitória importante. Aumentar os assinantes do canal é só a segunda parte do plano. Um plano com um alvo bem definido e que roça o limite do legal e do ético. Uma competição nacional exclusiva de um clube obriga sempre os adeptos de outros clubes a dar audiência ao mesmo. Se esse canal se tornar (como é óbvio) canal fechado por subscrição, obriga-os a dar dinheiro a esse clube para ver os jogos de uma liga independente.

E o Estado português, que até há bem pouco tempo manteve uma golden share na PT - mas cuja a influência permanece e permanecerá na companhia - pactua de forma silenciosa com este claro assalto aos direitos dos consumidores, da mesma forma que a RTP também adiantou dinheiro para que Paulo Futre vestisse a camisola vermelha durante uma temporada. É assim Portugal e é assim que se gere o futuro e a salvação financeira de um clube eternamente protegido contra um empresário que se tornou personan non grata na capital quando começou a dizer que não às exigências que vinham de governantes, empresários e dirigentes desportivos sediados no sitio do costume. "

16 comentários:

  1. BLA BLA BLA... muita AZIA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso que tem algumas imprecisões, já não existe golden share o dinheiro Angolano está na ZON a princesa Isabel dos Santos é a principal accionista da ZON.

      Eliminar
  2. Forca benfica! Acaba com eles

    ResponderEliminar
  3. Só não entendo como é que Isabel dos Santos, que ainda hà pouco tempo investiu $$$ na ZON, vai lucrar com isto tudo...

    ResponderEliminar
  4. Nunca que um adepto de um FCP ou SCP vai dar $$$ para subscrever um canal de um clube rival, seja para ver o que for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ROGER GLORIOSO01 março, 2013

      AI É QUE TU TE ENGANAS AMIGO EU CONHEÇO LAGARTAGEM E TRIPEIRAGEM QUE AS ESCONDIDAS NÃO PASSAM UM DIA SEM ESPREITAR A GLORIOSA TV. E OS MAIORES ADMIRADORES SECRETOS DO BENFICA SÃO AS OSGAS VERDES E OS CAGOLAS AZUIS ESTÃO SEMPRE A COCA COMO QUE SE PASSA NA CATEDRAL DO IMPÉRIO GLORIOSO.

      Eliminar
  5. UM NIVEL DO CRL ESSE BLOG NAO HAJA DUVIDA..AZIA DE PORCO É MUSICA PARA OS MEUS OUVIDOS..

    JB

    ResponderEliminar
  6. O último parágrafo é pura azia de estrumpfe enganado, mas os outros podem ter bastante fundo de verdade. Se assim for, melhor. Quando a olivierisporti estoirar será dia de festa para os desportistas Portugueses, será o dia em que um dos tentáculos mais fortes do polvo morrerá.

    ResponderEliminar
  7. Nivel de Azia : Tripeiro Lol
    Fim da SporcoTv = Fim do Fcporcos

    ResponderEliminar
  8. Quer dizer então que o que era feiro pela Spottv até agora era uma trafulhice e isso não tinha qualquer problema para o estado, de repente o Benfica passa a ser o “titular” do serviço e o estado deve intervir. Penso que isto é uma vião muito distorcida e tendenciosa do portista que fez este texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a interpretação do negocio cada um tem a sua. Neste caso o Miguel tem a sua e como é obvio nenhum benfiquista concorda.

      Eliminar
  9. Tem piada, que no post, quem o escreveu esqueceu-se da intervenção da RTP na origem do agora canal deles. Esqueceu-se da intervenção directa do Estado, via Autarquia, na construção de um tal Centro de Estágio alugado por 50 anos. Esqueceu-se de intervenção do Estado, via Autarquia, quando a CMP decidiu trocar terrenos com o clube dele com prejuízo para o Município. Esqueceu-se de referir que o Estado também não quis saber quando a empresa do sócio e accionista do clube dele monopolizou os jogos da I Liga Portuguesa e Competições Europeia e cujo o Estado lavou as mãos ao interesse público.

    Também não referiu que a própria dona da sporco tv é accionista da PT, detendo 2,28% do capital.

    Agora como é que a personagem que escreve isso, diz e com razão que o Estado já não tem a Golden Share na PT, mantém a influencia na empresa.

    Isso só nos dá legitimidade para dizer que o dono da empresa que detém os direitos da I Liga portuguesa e que é sócio e accionista do clube dele, proporciona ao clube dele uma influencia sobre os direitos televisivos em Portugal.

    Já não é curioso, mas gostava de aprofundar o assunto, é o facto de o Organograma da Controinveste (dona da sporco tv) conter na "rúbrica" Outros o seguinte:
    - Porto SAD*
    - Sporting SAD*
    - Braga SAD*
    - Boavista SAD*
    - Belenenses SAD*

    *Empresa Participada
    http://www.controlinveste.pt/Pt/QuemSomos/Organograma.aspx

    Isto é mais do que azia... é uma dor forte nos testículos.

    ResponderEliminar
  10. dai kerer trazer o boavista e belenenses pr a primeira liga!!!

    ResponderEliminar
  11. ora nem mais post anterior tá tudo dito,é o dinheiro a fugir-lhes dos pés,se bem k andam virados para outras bandas,árbitros para fornecer esses clubes das sads!Falta uma a do nacional!é a próxima!

    ResponderEliminar