terça-feira, 4 de outubro de 2011

Capas do Sistema


Sondagem ridícula coloca em destaque num dos pasquins do sistema. Ridícula pelo método, ridícula pela empresa de sondagens que a faz, ridícula pelo timing  e ridícula pelos orgãos de comunicação social que a pedem.

1º A sondagem não é feita a quem vai votar, mas a publico em geral  *
2º A sondagem é feita pela Eurosondagem, empresa que não acerta uma há anos e que é do senhor que aparece no trio de ataque e que curiosamente não acerta uma tb. (Para não falar que o Rui Oliveira e Costa já declarou apoio ao "Jameson" Franco)
3º A sondagem é feita quando ainda não está concluído o período de candidaturas e só um dos candidatos (até agora) tem as 8 assinaturas necessárias
4º A sondagem é pedida pela TSF, JN, DN e SporkTv. Todos do Oliveirinha principal interessado na conclusão destas eleições

O Oliveira claramente a tentar colocar os seus 2 candidatos como únicas alternativas com possibilidades de vencer. A chamada "Vaga de Fundo"


* ficha técnica do estudo da Eurosondagem
O Universo é a população com 15 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por Região (Norte - 20,6%; A.M. do Porto - 14,9%; Centro - 28,5%; A.M. de Lisboa - 26,3%; Sul - 9,7%), num total de 1.021 entrevistas validadas. Foram efectuadas 1.263 tentativas de entrevistas e, destas, 242 (19,2%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. Foram validadas 1.021 entrevistas, correspondendo a 80,8% das tentativas realizadas. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 51,4%; Masculino - 48,6%) e, no que concerne à faixa etária, (dos 15 aos 30 anos - 21,7%; dos 31 aos 59 - 45,3%; com 60 anos ou mais - 33,0%). O erro máximo da Amostra é de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Sem comentários:

Enviar um comentário