sexta-feira, 30 de março de 2012

O Mito das Finanças

Um post muito bom sobre os perigos nas finanças do nosso clube:

No entanto tenho algumas dúvidas:

1- Benfica Stars Fund
"Convém referir que da lista, a SAD do Benfica recebeu mais de 15 Milhões de Euros do Benfica Stars Fund. Caso os passes dos jogadores não sejam alienados pelos valores de referência aos quais foram vendidos ao Fundo, o Benfica irá suportar as correspondentes perdas, pois o Fundo tem políticas de risco que o colocam a coberto desses riscos."

Pelo que leio na documentação do fundo, há risco de perda do capital por parte dos investidores. Há casos que protegem os investidores como no exemplo do Maxi, mas nos restantes não vejo me parece que o Benfica tenha de assumir a perda;

Documentação do Fundo: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs/1201RG20090930.pdf   (podem ler com mais atenção o capitulo III)
                                         http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR25467.pdf

2 - Empréstimos


"É certo que há apostas que acabam por não dar certo, mas não é admissível continuar a contratar sem critério, muito menos a manter emprestados atletas que custaram vários milhões de euros - Airton, Alan Kardec, Carlos Martins, Éder Luis, Enzo Perez, Felipe Menezes, Franco Jara e Sidnei (este conjunto de jogadores implicou um investimento de cerca de 25 milhões de euros!!!)."


Alguns destes jogadores foram bastante utilizados, deram contributo à equipa, por algum motivo deixaram de contar e não tiveram comprador imediato. Queriam o que? Que se rescindisse ? Vendesse por um preço irrisório para depois o apontar como mau negócio? Quem compra um jogador tem sempre um risco associado de desvalorização e isso acontece em qq clube com qualquer jogador. Exemplos de luxo: Robinho no City, Torres no Chelsea e o melhor de todos....Ibrahimovic no Barcelona.
Em alguns casos dou razão ao autor do post, todos aqueles com idade superior a 23 anos e que estão emprestados há mais de uma época, o Eder Luiz é o bom exemplo desse género.


3 - Direitos Televisivos
"Tendo em conta a nossa dimensão, qualquer contrato abaixo dos 25 Milhões de Euros é claramente um valor insuficiente, mas a realidade da sporttv, com o número de assinantes em queda e com a proibição por parte da AdC de cobrar um valor fixo aos pequenos operadores para poderem retransmitir os conteúdos premium, irá contribuir para o abaixamento das receitas. Ao contrário do muitas vezes propalado, não acredito na teoria dos 200 Milhões de Euros de facturação, duvidando inclusivé que essa cifra ultrapasse os 120 Milhões de Euros, pelo que duvido que o valor a oferecer o Benfica ultrapasse os 15 Milhões de Euros."

Como é que se dúvida de um valor que ultrapasse os 15 milhões de euros, se foi comunicado à CMVM que se recusou 22,2 milhões de euros? Não ouvi a Olivedesportos a desmentir o número.

4 - Despesas com pessoal


"Convém referir que nem Porto (21,8) nem Sporting (19,3) gastam tanto em pessoal como o Benfica, o que deveria ser assunto de reflexão.
É verdade que as renovações implicam sempre subidas de salários, em especial dos jogadores que têm tido desempenhos desportivos relevantes. É verdade que em termos de remunerações variáveis, com o acesso à fase de grupos da Champions e posterior acesso aos 1/8 de final, o Benfica pagou quase 4 milhões de euros em prémios."


Se o Benfica gastou 25.6M em despesas de Pessoal e desses 4 Milhões foram prémios na LC, 25,6-4=21.6.
Se o Porto não ganhou nenhum troféu relevante nem passou nenhuma fase na LC, presumo que o pagamento de prémios fosse baixo, então pelos vistos o Porto gasta quase o mesmo em pessoal que o Benfica. Já nem vou falar nas offshore e nos contratos paralelos.

5 - Passivo Oneroso

"Para se ter uma ideia, o Benfica actualmente tem 260 Milhões de Euros de Passivo Oneroso, dos quais se destacam 121,9 Milhões de Euros em Empréstimos Obrigacionistas / Papel Comercial que se vencem nos finais de 2012 - 54, 2013 - 43 e 2014 - 25. Tendo em conta, que não é previsível um desinvestimento na equipa de futebol tão grande que implique o abatimento desses valores é previsível o lançamento de novos empréstimos/papel comercial por alturas dos vencimentos dos actuais."

Totalmente de acordo. É um ponto de grande preocupação e talvez por causa disto tenha surgido o aviso de Luís Filipe Vieira que teríamos de desinvestir a partir de 2012.

De resto é um post muito bom, alerta para os perigos do endividamento que temos e para a necessidade de mudança de paradigma. Há que diminuir o peso das transferências de jogadores no equilíbrio das contas, todos os anos são precisos 40 Milhões de mais valias se as receitas da Champions forem baixas, este é o sistema que o Porto usa, é um sistema de alto risco e que todos esperamos os leve à bancarrota. Mas isto está assumido pelo presidente e todos sabemos a importância das receitas de televisão para combater este cenário. Falta um ano para mudarmos esta estratégia, não vamos deitar tudo a perder.








2 comentários:

  1. Sim já o li e realmente são terrenos que podem transformar-se em areias movediças se não houver um estratégia concisa e segura.

    Aproveito para divulgar
    http://aminhachama.blogspot.pt/2012/03/treta-do-salazar.html

    Temos de destruir a mentira que os outros tentam transformar em verdade.

    Participem com mais dados

    ResponderEliminar
  2. Relativamente aos comentários que agradeço tenho a dizer o seguinte:

    1-"Quando tenha sido recebida uma proposta relativa a um determinado jogador nos
    termos da parte final do número anterior, a Benfica SAD pode sempre adquirir ao
    Fundo os direitos económicos que detenha relativos a esse mesmo atleta, pelo
    valor que seria devido ao Fundo caso a proposta fosse aceite pela Benfica SAD.
    Quando tenha sido recebida uma proposta pela Benfica SAD para aquisição dos
    direitos desportivos sobre um determinado jogador, relativamente ao qual o Fundo
    detenha direitos económicos, sendo essa proposta inferior ao valor determinado na
    tabela referida no n.º 8, a Benfica SAD poderá livremente transaccionar esses
    direitos desportivos, desde que o Fundo concorde em receber um valor inferior ao
    que lhe caberia nos termos da tabela referida no n.º 8 e/ou em manter direitos
    económicos relativos a esse mesmo jogador com o acordo do terceiro adquirente."
    Ou seja, o risco é mitigado e o Benfica só poderá vender com acordo do Fundo.

    2-Aceito a crítica relativamente aos Carlos Martins, pois fez épocas com bom desempenho ao serviço do Benfica, mas o que queria mostrar é que compramos em demasia e como tal temos jogadores que representaram investimentos avultados - Sidnei (mais de 7M€), Jara (mais de 6€), etc. etc. onde claramente a prospecção falhou, tendo em conta os valores desembolsados, já para não falar de Felipe Menezes ou Kardec. Quando se investe valores tão altos num jogador convém que se acerte, como é o caso de Ramires ou Di Maria, é certo que foram caros mas indiscutivelmente tinham qualidade.

    3-O artigo foi escrito (4/3) antes da comunicação da Benfica SAD à CMVM.

    4-Tanto Porto como Sporting têm também prémios de jogo, mas mais importante que isso é referir que os valores são desajustados para a nossa realidade e o desvario dos outros - gritante no caso do sporting e expressiva no caso do porto - não pode nem deve justificar o nosso desvario - a redução significativa de atletas sob contrato permitirá baixar os custos com o pessoal.

    5-Mais do que desinvestir, temos de deixar de comprar às palettes e investir cirurgicamente - Artur, Garay, Witsel, Nolito são bons exemplos de investimentos que devem ser efectuados. Depois dessas palavras o que se viu - 2 ou 3 nórdicos, 5 uruguaios, 1 tipo que é suplente no celta, etc. etc. 1 guarda-redes brasileiro para suplente de um esloveno e ainda temos o mika, todos para suplentes do artur que por cá ficará mais uns anos

    Palavras leva-as o vento, mais do que palavras são necessárias acçoes que mostrem que se estão a corrigir os comportamentos.

    ResponderEliminar