terça-feira, 31 de maio de 2011

Direitos Televisivos

Desde 2008 que o Benfica faz finca pé num valor em torno de 40 milhões e na minha opinião com razão.
Caso ninguém se chegue à frente com esse valor, defendo que os jogos devem ficar na Benfica TV em modo Pay per View. E isto apesar de Domingos Soares Oliveira ter dito:

" Não há um único clube que dê os jogos no seu canal, porque isso implica uma perca de receita significativa para os clubes. .... Colocar os jogos no canal é perder receita. O Benfica aqui não vai inventar nada, ao não colocar os jogos disponíveis no canal. "


Colocar os jogos no próprio canal funcionaria como pressão sobre o "sistema" personificado pelo Oliveirinha e também sobre a ZON que teria finalmente de se adquirir o direito de transmitir a Benfica TV sob pena de poder perder mais 200 ou 300 mil assinantes.

24 Euros por assinatura ZON* 100.000 assinantes perdidos * 12 meses=28,8 milhões de euros/ano

Dois coelhos de uma cajadada, tirar dinheiro ao sistema(assinaturas Sporktv), aumentar o raio de alcance da Benfica Tv com mais uma plataforma(Zon) de 1,5 milhões de lares e o aumento da receita da BTV, pois a Zon teria de pagar 1 ou 2 milhões para poder passar a transmitir o canal. Com a expansão da BTV aos Palops e aos mercados onde há fortes comunidades de emigrantes portugueses, este cenário torna-se ainda mais apetecivel, nem que seja para funcionar como arma de negociação.

Façamos uma pequena simulação, usando 2 variaveis: Receita do Pay per View e Publicidade no intervalo do jogo. Como não sei o valor do minuto publicitário depois, antes e durante o jogo, vou exclui-los desta simulação, estando no entanto consciente que a verba teria um impacto real no favorecimento desta opção. Também não vou incluir as receitas na revenda dos direitos dos jogos a canais de desporto estrangeiros.


Parece assim tão descabido e inexequível?

1 comentário:

  1. Só temos de nos lembrar de uma coisa, que vem no contrato e que já está dito mais do que uma vez... os Oliveirinha tem direito de preferência, isto é, se por acaso algum canal der os 40M, os Oliveirinha tem preferência se igualarem a proposta... por isso eles vão espremer até ao fim e tentar eliminar a concorrência.

    ResponderEliminar